..deste mundo... e dos outros. Armado com os meus óculos de míope adoro observar o que se passa à minha volta, quer as pessoas que conheço, quer perfeitos estranhos. Todos temos a nossa visão do que nos rodeia, "somos a soma das nossas experiências". Acrescento: "e das que partilhamos".

terça-feira, maio 19, 2015

Paixão...
Este fim-de-semana trouxe há evidência uma grave lacuna da minha pessoa... Paixão. Se há coisa que os seis milhões de seguidores do Benfica me ensinaram foi Paixão... mas falo de Paixão por um Clube, por um emblema, por uma entidade, não confundamos.
Quem já foi a um estádio de futebol, por exemplo ao Estádio da Luz e assistiu a um jogo de futebol do Benfica de uma forma "desapaixonada", olha para o lado e vê pessoas agarradas a cachecóis, a morderem os dedos, a devorarem cigarros, agarrados a talismãs, numa ansiedade arrepiante e que os consome a cada minuto, a cada apito. Mas depois tudo isso desaparece quando a bola transpõe a linha branca e abana com mais ou menos fulgor as malhas da baliza... e aí a tensão libertada por aquelas 50 mil pessoas é assustadora, arrepiante, contagiante até!!!
Agora, somem toda essa energia quando um jogo acaba e a equipa ganha...
E multipliquem por 34 jornadas e tudo fica consumado por uma paixão intensa, ou como diz o hino do Benfica, uma chama imensa...
Chama essa que aquece nos dias frios, ilumina nos dias sombrios e mantem acesa a esperança de voltar a celebrar com essa Paixão, no próximo ano.
Não falo dos excessos, mas falo da paixão que leva esses adeptos, fãs ou seguidores a fazerem, por vezes, o inexplicável. Usam essa paixão para justificar a sua capacidade de resistência, e de esperança e até mesmo de fé. O que aliás faz sentido pois para muitos acaba por ser a sua religião, e que dita os seus comportamentos.
E por que estou eu, a falar desta Paixão? Por que tenho inveja de quem a sente! Não falo de sentir esta paixão pelo Benfica especificamente, claro, mas de sentir esta paixão por alguma coisa, fosse o que fosse!!! E falo em coisa e não pessoas individualmente (pois essas sei muito bem quem são e elas sabem que são a minha paixão)...
Falo de uma equipa de futebol, de um artista ou grupo, de um orador, de alguma actividade que me levasse a extravasar de um forma quase irracional uma tremenda energia interior, soltando sons primários de felicidade e êxtase, numa experiência quase espiritual e que, mesmo por breves momentos me desse uma satisfação intensa e imensa.
Analisando melhor, canalizo essas energias para um bom jantar, um por-do-sol na praia, uma música, um filme ou para a criação de algo que me prolongue. Mas de uma forma mais controlada, regrada, interna...
Mentira!!!! Não é só nisso! Quando Portugal ganhou à Inglaterra nos quartos de final do Campeonato da Europa, no mesmo Estádio da Luz, aí soltei tudo e gritei, pulei, cantei, abracei e fui também para o Marquês festejar.

Percebo agora quem me diz que só quem é do Benfica pode sentir o mesmo... Eu corrijo, só quem tem essa mesma Paixão é que pode perceber... No entanto é sempre muito bom poder observar e ficar com inveja.

"Os homens que se emocionam com as paixões são capazes de ter mais doçura na vida."
Descartes

Etiquetas: ,